terça-feira, 20 de setembro de 2011

Etanol ou Gasolina?

O etanol tem várias vantagens sobre a gasolina. Uma delas é o preço. Mesmo com um conteúdo energético menor, o que torna seu consumo por litro de combustível maior , o etanol é geralmente mais vantajoso por ter um preço inferior ao da gasolina. Além disso, ele proporciona mais potência, força de arranque e velocidade. Outro benefício é para o meio ambiente, já que comparado com a gasolina o uso do etanol reduz em cerca de 90% a emissão dos gases do efeito estufa, principais responsáveis pelo aquecimento global.

“Existe uma maneira muito simples de saber qual está compensando mais, se o etanol estiver custando na bomba até 70% do preço da gasolina, deve-se optar pelo etanol, se o valor do etanol estiver acima de 70% do preço da gasolina, deve-se optar pela gasolina”.
Caso Queira Calcular basta dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, abasteça com álcool. Se maior, escolha a gasolina. Exemplo: se o álcool custa R$ 1,45 e a gasolina, R$ 2,90, o resultado da divisão do primeiro pelo segundo é 0,5, menor que 0,7. Logo, mais vantajoso abastecer com álcool.

Antes de ir ao posto de combustível, faça as contas, os valores podem parecer irrelevantes, mas no final do mês ela fará grande diferença no orçamento.

Por: Caroline Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;