quinta-feira, 22 de setembro de 2011
O Brasil é o país mais avançado do ponto de vista tecnológico na produção de etanol e no uso como combustível, seguido pelos EUA e em menor escala, pela Argentina, Quênia, Malawi e outros. A produção mundial de álcool aproxima-se dos 40 milhões de litros dos quais presume-se que até 25 bilhões de litros sejam utilizados para fins energéticos. O Brasil corresponde por 15 bilhões de litros desse total. O álcool é utilizado em mistura com gasolina no Brasil, EUA, UE, México, Índia, Argentina, Colômbia e mais recentemente no Japão. O uso exclusivo de álcool como combustível está concentrado no Brasil.
O etanol também conhecido como álcool etílico é um combustível menos poluente, feito de milho nos Estados Unidos e cana-de-açúcar no Brasil. Mesmo sendo o mais barato, não é o mais utilizado, porem vem ganhando espaço e está sendo bastante valorizado no mercado. O álcool etílico pode ser encontrado em bebidas e pode ser utilizado como combustível.
O etanol é uma substancia orgânica obtida da fermentação de açucares, hidratação de etileno ou redução a acetaldeido encontrados em bebidas como cerveja, vinho ou aguardente, bem como nas indústrias de perfumaria. No Brasil é utilizado como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base.
O consumo de etanol começou a crescer desenfreadamente. E passou a ganhar destaque no Brasil por conta da tecnologia dos carros com motor flex. Por conta disso o Brasil vem se destacando na produção e comercialização de combustíveis “limpos”, pois o etanol é considerado um combustível limpo.
O mais comum dos álcoois é o etanol. O Brasil é o maior produtor e explorador deste combustível e de sua matéria prima, a cana de açúcar.

Por: Fernanda Aleixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;